Na complexa organização da sociedade humana, os princípios atuam como bússolas que guiam nossas ações e decisões, enquanto o caráter ético e a integridade servem como pilares fundamentais que sustentam a estrutura moral da comunidade. São esses elementos que moldam nosso comportamento ao senso de respeito mínimo ao coletivo, influenciando a qualidade dos relacionamentos pela sensível e não menos poderosa, lucida empatia.
Os princípios qualitativos, são os valores intrínsecos que regem a nossa vida e orientam nosso senso de certo e errado, eles são a base sobre a qual edificamos nossas ações e interações, com os outros, princípios como respeito, empatia, justiça, honestidade, sinceridade, lealdade, gratidão e compaixão, transcendem as fronteiras culturais e religiosas, conectando-nos em nossa humanidade mais que convicta no que se faça de melhor ao comum com o alheio, el
es nos lembram de tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, e, de valorizar a própria dignidade.
es nos lembram de tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, e, de valorizar a própria dignidade.
O caráter ético, é a consequência da incorporação desses princípios em nosso ser, é um compromisso consciente de agir de acordo com nossas crenças e valores, mesmo quando ninguém está olhando. Ter um caráter ético é assumir a responsabilidade pelas consequências de nossas escolhas e não comprometer nossos princípios, em busca de proveitos fúteis e vis. É obter um compromisso com a verdade, a justiça e a bondade, mesmo, sobre desafios ou pressões externas, eis, uma postura humana mais que prospera, é benemérita, que frutifica a integridade, com sua manifestação por ter a consistência entre nossos valores, palavras e atitudes.
A pessoa verdadeiramente íntegra, é aquela, que mantém sua serenidade de paz diante das desventuras, mesmo assim, continuará fiel a sua essência, eis, magnifico senso pessoal de resiliência, determinação e retidão.
A integridade é um farol que ilumina o caminho da sociedade, inspirando confiança, respeito, cooperação, acolhimento e amparo, pela essência da solidariedade, que verte dos corações íntegros, dignos e generosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário