sexta-feira, 25 de março de 2022

 Honrar pai e mãe é uma questão de ética, conduta e caráter moral.

Não se limita em provar que:
Pode.
Vence.
Ganha.
Derrota.
Mantém.
Compra.
Possui.
Submete.
Pertence.
Etc.......... Honrar pai e mãe é se manter em paz pelo que se é, na intimidade. Sem adulterar os fatos que lhes nutrem o interior, ao oferecer seus feitos que lhes identificam ao exterior em quem vocês realmente são!
Nas resistências as tribulações.
Na perseverança contra os conflitos do dia a dia.
Na fé raciocinada e no crer liberto de dogmas e sofismos pragmáticos, que não lhes deixe presos do julgo e preconceitos descabidos e menos humanizados.
Na atitude que muito além da coragem se faça em concluir no ato o que se faz no mais íntimo de todos como fatos de benemerência.
Provendo em todos, a vantagem da esperança, do amarem-se sem impor condições unitariamente a si mesmos e decorrente ao respeitar a forma, modo
e maneira do outro amar e se ama; eis altruísmo redivivo e ativo na indulgência que lhe acerca como blindagem dos que se merecem pela paz que já a eles os possuem.
Na afabilidade terna e genuína em se querer bem e requerer a melhora dos outros sem possuir a verdade na integridade, e nem, pontuar a realidade vivencial do certo ou errado ao alheio.
E assim se escoa e se esvai a boa-vontade dos homens e mulheres do bem que se fazem capazes por si mesmos, se conservando bons para melhores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Na complexa organização da sociedade humana, os princípios atuam como bússolas que guiam nossas ações e decisões, enquanto o caráter ético...